sábado, 13 de abril de 2013

             



Austregésilo Carrano Bueno. Seu trabalho mais conhecido foi o livro "Canto dos Malditos", que deu origem ao filme "Bicho de sete cabeças" (2001), dirigido por Laís Bodanzky e que tinha Rodrigo Santoro no papel principal.

No livro, Carrano Bueno narrou supostos abusos praticados em centros psiquiátricos em Curitiba e no Rio, dos quais era interno. A obra foi lançada no começo dos anos 90, foi reeditada pouco depois da estreia do filme e teve sua comercialização proibida pela Justiça em 2002, a pedido da família de um psiquiatra. Foi recolhida das livrarias do país e só teve permissão para ser reeditada no ano passado.

Segundo seu relato autobiográfico, Carrano Bueno foi internado aos 17 anos, em 1974, após seu pai ter encontrado uma trouxinha de maconha nos seus pertences. Ele narra, então, que era submetido a sessões de eletrochoque e a tomar medicamentos fortes, além do relacionamento difícil com os funcionários dos centros em que estava internado.

Como consequência dos anos de internação, segundo ele, adquiriu problemas de visão e sequelas no crânio.

Carrano Bueno tornou-se mais tarde um dos símbolos do movimento antimanicomial e sofreu veto em diversas situações em prol a essa luta. Entre os problemas enfrentados, destacam-se as ações movidas pelo Hospital Bom Retiro e da Federação Espírita do Paraná, as quais o proibiram de dar palestras ou entrevistas sobre os anos que passou internado em instituições de saúde mental.

Repercussão:

Quanto ao filme, a diretora afirma que desde o início do projeto Carrano se envolveu e colaborou. "Ele entendeu o projeto e nosso relacionamento foi de total harmonia. Conversou bastante com o Rodrigo Santoro e contou a ele sua experiência", lembrou a diretora, destacando que o protagonista foi apenas inspirado na história do autor.

Austregésilo Carrano Bueno, trabalho mais conhecido de Carrano foi o livro "Canto dos Malditos", que originou o filme "Bicho de sete cabeças" (2001), dirigido por Laís Bodanzky e que tinha Rodrigo Santoro no papel principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário