segunda-feira, 15 de abril de 2013

A entrega do IV Prêmio Carrano foi realizada  no dia 19 de maio de 2012 na semana do dia nacional de Luta Antimanicomial (18/05), próximo à data de nascimento de Austregésilo Carrano Bueno: 15 de maio de 1957. Os convidados para receber o prêmio este ano são: Ana Elisa Siqueira, Associação Capão Cidadão, Beto de Jesus, Cia de Artes Balú, Carlos Giannazi, CRP-SP, Elke Maravilha, Givanildo Manoel da Silva “Giva”, José Roberto Aguilar, Leci Brandão, Mães de Maio, Marcos Garcia e Multirão Cultural da Quebrada. Além da entrega do prêmio faremos uma homenagem ao escritor Lima Barreto com exibição de documentário, leituras, apresentações musicais e performances com a participação do músico e compositor Léo Dumont, o poeta e bailarino Ricardo Carneiro e Silva, o artista plástico D’Ollynda e outros convidados. Estarão disponíveis os dois últimos livros publicados por Carrano em parceria com o selo editorial O Autor na Praça com textos de teatro: “Canto dos Malditos” e “O Sapatão e a Travesti”. Veja mais informações sobre Carrano e os convidados abaixo. 

  1. Ana Elisa Siqueira - Educadora e diretora da Revolucionária escola EMEF Amorim Lima no bairro do Butantã em São Paulo. Uma Mulher lutadora incansável, Ana Elisa Siqueira é assim, uma louca apaixonada pela educação pública. Emociona-se todas as vezes que fala do projeto inspirado na Escola da Ponte, desenvolvido na EMEF Desembargador Amorim Lima, localizada na zona oeste de São Paulo: “Em primeiro lugar não foi eu quem trouxe, não é uma coisa minha, foi uma conquista que a escola teve. Foi a comunidade - que inclui os pais, os educadores e a equipe técnica. Foi um conjunto de pessoas que conseguiu. A gente se inspirou na Escola da Ponte e a partir daí estamos construindo uma educação para essa escola. Que tenha outra cara, outro jeito. Uma educação que a gente acredita. Uma dessas crenças é pensar que as crianças possam ser donas do seu processo de aprendizagem. Podem saber como aprendem. Saber como a gente aprende é um passo na nossa própria autonomia. Quando a gente aprende como a gente aprende, a gente aprende como a gente é. A gente aprende o que a gente pode e o que a gente não pode. O que a gente é bom e o que a gente não é. Onde a gente precisa de ajuda e onde não precisa. Então isso dá uma outra consciência de si próprio. Eu penso que isso é fundamental e foi uma das coisas que mais me encantou na Escola da Ponte. Outra coisa que me encantou profundamente é o fato de ser Pública. Por exemplo: Todas as pessoas da Escola da Ponte sabem o que vão aprender do primeiro ano até o último que estão lá. Isso é de fato um trabalho cidadão”. Há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, a pedagoga e mãe (também quase filósofa), claro, rodeada de uma equipe de pessoas especiais, exerce a profissão por uma escola pública, sem paredes, de qualidade e cidadã, com muito compromisso e crença: “Eu acho que não dá para fazer nada em educação se você não tiver fé!” Saiba mais aqui.
  2. Associação Capão Cidadão - No ano 2000, iniciamos um movimento chamado: "Não a violência, Eu quero lazer!", com ações cujo objetivo era combater a violência com atividades culturais e educativas, essas ações aconteciam na comunidade do Capão Redondo, mais especificamente no Parque Santo Dias, na zona sul da cidade de São Paulo. O movimento foi tomando proporções maiores a cada ano, e mais e mais pessoas da comunidade foram se beneficiando com esta nova proposta que envolvia a diversidade cultural e étnica tão presente nesta região, Com a continuidade do movimento, percebemos que as demandas da comunidade em relação às crianças e adolescentes, sobretudo, a falta de espaços adequados de cultura e lazer e, eram muitas, e que as atividades para este público deveriam ser mais sistemáticas, havendo a necessidade de se ter um local fixo para este fim, nasceu assim, a Associação Capão Cidadão, atuando no Jardim Valquíria, atendendo a comunidade com atividades culturais como dança, teatro, música, educação e esporte. Atualmente, a organização atende uma média de 226 rianças e adolescentes .(www.capaocidadao.com.br).
  3. Beto de Jesus - Secretario para América Latina e Caribe da ILGA - International Lesbian and Gay Assotiacion; membro da Executiva da ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, travestis e Transexuais e do IEN - Instituto Edson Neris. É Consultor em Educação para organismos Governamentais e não-Governamentais. Colaborou com a publicação "Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos" do Ministério de Educação do Brasil, bem como na elaboração do tema transversal "Gênero, Identidade de Gênero e Orientação Sexual" para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, também do Ministério de Educação. É co-autor do livro: "Diversidade Sexual na Escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens".
  4. Carlos Giannazzi - Deputado Estadual pelo PSOL. Sempre atuou na defesa do magistério, da educação pública, gratuita e de qualidade, da cidadania ativa e crítica, do fortalecimento dos movimentos sociais. Coordena as Frentes Parlamentares em defesa da escola pública, dos músicos contra a OMB, contra os pedágios e da diversidade sexual. É autor dos requerimentos de instalação das CPIs da Educação, da Segurança Pública, do Judiciário e do DPME. Giannazi está preparando um dossiê para ser entregue ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), pedindo uma profunda investigação nos atos da juíza da 6.a vara de S. J. dos Campos, Márcia Faria M. Loureiro e da presidência do Tribunal de Justiça que avalizou a decisão de retirar mais de 6000 moradores do bairro do Pinheirinho, causando uma grande tragédia humanitária que afrontou e violou a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos elementares, inclusive de crianças, mulheres grávidas e idosos. (www.carlosgiannazi.com.br).
  5. Cia. de Artes Balú - Nasceu do Movimento Popular "Mão pra Bolo e Cia" em Carapicuíba no ano de 1999, fruto desta organização e eventos socioculturais na periferia da cidade, a companhia manteve o objetivo de disseminar as artes e levar cultura em locais de pouco acesso para atingir público em situação de vulnerabilidade. Fundada pela atriz circense Fabiana Mina a companhia integra artes cênicas, música, dança, arte circense, artes visuais e artes plásticas na execução de seus eventos, saraus, peças teatrais e intervenções artísticas, o trabalho tem como objetivo principal levar arte, cultura e conhecimento especialmente para população de baixa renda e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, atuando como agente transformador do caráter sócio-cultural do indivíduo na cidade de Carapicuiba-SP e região. (http://www.ciadeartesbalu.org).
  6. CRP-SP Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - instituição criadora do Prêmio Artur Bispo do Rosário. (www.crpsp.org.br).
  7. Elke Maravilha - Dra. Nise da Silveira, criadora do Museu de Imagens do Inconsciente, afirmava que Elke é uma Sacerdotisa Dionisíaca, e que, como tal, ilumina caminhos e aquece corações. Já na década de 1960 despontou como símbolo de transgressão e liberação. Visionária como só os que assumem seu delírio, intuiu o movimento holístico e vem exercendo-o tanto em suas relações pessoais como em sua comunicação com o mundo. Elke Maravilha é uma obra de arte em constante metamorfose e como artista vem trilhando o melhor dos caminhos da arte: Ela apostou e aposta no sonho possível. Artista reconhecida da TV, cinema, teatro, música e ativa militante das questões antimanicomiais e direitos humanos
  8. Givanildo Manoel da Silva - Giva, Militante do Tribunal Popular, batalhador pelas questões carcerárias, indígenas e tantas formas de injustiças sociais, como o caso da violência policial e do poder público no “Pinheirinho” em 2012. Atua na Coordenação de Grupos, organização de estrutura de entidades, trabalho com jovens, desenvolvimento de projetos, formação de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tutelar, Educadores e profissionais diversos que trabalham com criança e adolescente, especialista em políticas publicas para criança e adolescente.
  9. José Roberto Aguilar – Artista multimídia. Nasceu em São Paulo em 1941. Em 1958 já participava da vida cultural brasileira através do movimento Kaos, manifestação vanguardista de Jorge Mautner, que incluía sessões de poesia, literatura e performances. Em 1961, realiza sua primeira exposição. Em 1963, é selecionado para a Bienal Internacional de São Paulo. Em 1965, junto com outros artistas nacionais e internacionais, entre eles Hélio Oiticica com os parangolés, participa da famosa Mostra Opinião – 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1967, recebe o Prêmio Itamaraty na Bienal de São Paulo, onde volta a expor em 1969.
  10. Leci Brandão – Nascida em Madureira, criada em Vila Isabel e cidadã paulistana, Leci Brandão foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Em 1975 gravou o primeiro LP e recebeu inúmeros prêmios de crítica. De lá até aqui foram 23 discos e várias compilações em 37 anos de carreira. Durante cinco anos Leci ficou sem gravar por não abrir mão de suas opiniões. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pela crítica social. Ela cantou a defesa das minorias, todas elas. Era convidada para cantar em todos os eventos afinados com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas, gays, partidos de esquerda, movimentos de mulheres e principalmente o Movimento Negro. Foi membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Entre 2002 e 2010 foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo pela TV Globo. Em 2010 foi eleita Deputada Estadual de São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil e se tornou a segunda mulher negra a ocupar uma cadeira no parlamento paulista. Como parlamentar, continua fiel às causas que sempre considera importantes e pelas quais vêm se dedicando ao longo da vida: igualdade racial, religiões de matrizes africanas, populações negras e indígenas, juventude, mulheres, segmento LGBTT e cidadania. No carnaval de 2012 foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, de SP. (www.lecibrandao.com.br).  
  11. Mães de Maio - É uma rede de Mães, Familiares e Amigos de vítimas da violência do Estado Brasileiro (principalmente da Polícia), formado aqui no estado de São Paulo a partir dos famigerados Crimes de Maio de 2006. Foi a partir da Dor e do Luto gerado pela perda de nossos filhos, familiares e amigos que nos encontramos, nos reunimos e passamos a caminhar juntas. “Nossa missão é lutar pela Verdade, pela Memória e por Justiça para todas as vítimas da violência contra a população Pobre, Negra, Indígena e contra os Movimentos Sociais brasileiros, de Ontem e de Hoje. Verdade e Justiça não apenas para os mortos e desaparecidos dos Crimes de Maio de 2006 ou dos Crimes de Abril de 2010, mas para todas as vítimas do massacre contínuo que o estado pratica historicamente no país. Nosso objetivo maior é construir, na Prática e na Luta, uma sociedade realmente Justa e Livre.” (www.maesdemaio.blogspot.com.br).
  12. Marcos Garcia - Professor da UFSCar do campus Sorocaba, doutor em Psicologia Social e pesquisador comprometido com a temática da exclusão social em suas várias formas. Em 2011 desenvolveu uma pesquisa em conjunto com integrantes do FLAMAS (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba) que mostrou que nos últimos 8 anos ocorreram 863 mortes nos manicômios da região de Sorocaba, maior pólo manicomial do Brasil, muitas delas de pessoas jovens e por causas evitáveis ou mal-esclarecidas. As fiscalizações e auditorias provocadas pela pesquisa mostraram um cenário de inúmeras violações de direitos humanos no interior destes manicômios e reascenderam o debate sobre a necessidade da reforma psiquiátrica antimanicomial avançar por regiões que ainda funcionam sob a lógica da exclusão dos pacientes do convívio social e sobre os riscos de se reproduzir o mesmo modelo de encarceramento e violação de direitos humanos no cuidado com os usuários de drogas. Dados sobre a pesquisa realizada e sobre a tentativa de intimidação dos donos dos manicômios, que abriram um processo judicial contra o professor Marcos por sua divulgação, podem ser vistos em www.liberdadepesquisa.blogspot.com.
  13. Multirão Cultural na Quebrada – No ano de 2006 inicia-se a pré-produção comunitária na Vila Menck, na cidade de Osasco-SP. Após articulação da população no ano de 2009, surge este movimento, em parceria com outros coletivos, criando uma rede com atividades diferenciadas. Em 2011 com toda a rede articulada conseguiram desenvolver o maior evento cultural da periferia do estado de São Paulo. Em 2012 com uma estrutura mais profissionalizada atingiram um público recorde, pessoas de várias regiões de São Paulo e outros estados. (mutiraoculturalnaquebrada.blogspot.com.br)
Já receberam o Prêmio Carrano em anos anteriores: Allan da RosaCarlos Costa “Carlão”, Carlos Eduardo Ferreira (Maicon)Casa do SaciClara Charf, Dom Paulo Evaristo Arns, Gegê, Grife Dasdoida, Grupo Tortura Nunca Mais, José Ibrahim, Laís Bodanzky, Luciano SantosMagrão (Amigo de Carrano), Marcos Abranches,Maria Amélia Teles “Amélinha”, Paulo AmarantePaulo César Sampaio, Raquel Trindade, Revista Ocas, Sebastião NicomedesSenador Eduardo Suplicy, Sonia Rainho, Tia Dag (Casa do Zezinho), Toninho Rodrigues, Xico Sá,Z’África Brasil
Casa do Saci representada pelo trabalhador Carlos Eduardo (Maycon Pop) 

http://www.youtube.com/watch?v=oXdz5_SHPgw casa do Zezinho recebendo o Prêmio Carrano 
                                          




2 comentários:

  1. Eu deveria ganhar esse premio. Verifiquem meu e-book "O povo cego e as farsas do poder 3ed". Tenho trabalhos em diversas áreas do conhecimento humano e fui internado umas 20 vezes - o que só prejudica meu trabalho. Tenho um texto chamado "A cura da esquizofrenia", outro chamado "A cura do hipotireoidismo e a cura do hipertireoidismo", outro chamado "A cura do câncer é o Carboncellox". Verifiquem. Eu realmente mereço ganhar o prêmio Carrano. Eu também nasci em um 15 de maio.

    ResponderExcluir
  2. Quero saber como funciona a escolha.

    ResponderExcluir